CABOCLO CINEMA
Produtora audiovisual independente, criada no Rio de Janeiro por Dado Amaral.
Trabalha associada a artistas e realizadores como Gabriela Gusmão, Karen Akerman, Mauro Pinheiro Jr., Jarbas Lopes, Paula Dager, Paulo Thiefenthaler, Cabelo, Alexandre Brasil, Tatiana Altberg, Beto Valente, André Sampaio e outros.
Hoje longe muitas léguas.



Em finalização : Hoje longe muitas léguas.
(documentário de longa-metragem, com Marcia Tiburi e Jean Wylys, 2024)
Comédia cínica sobre a arte de se fazer filmes de arte.
Jabá e Cabeludo são dois malandros na periferia do mundo neoliberal. Vagam num subúrbio rural, quando se deparam com uma estranha instalação: dois cadáveres cobertos por um plástico preto no meio da estrada. Depois disso, um par de tênis motiva o conflito entre os dois.
Os dois personagens, o enredo e os diálogos de SARAVÁ! surgem inspirados no universo estético dos artistas plásticos Cabelo e Jarbas Lopes, dois expoentes da geração 90 de arte contemporânea carioca. Os dois interpretam os personagens, improvisam cenas e diálogos e personalizam esse filme híbrido de cinema marginal, ficção experimental e filme de artes plásticas. A natureza performática do trabalho dos artistas é transposta para a linguagem audiovisual, e suas obras são inseridas no enredo como elementos dramatúrgicos.
Rio Severino- O Rio Severino – quem nunca viu quer ver
doc. 11’30, 35mm, 2005.
A cidade do Rio de Janeiro vista por um porteiro paraibano.
Um migrante nordestino quase carioca, um severino chamado Biro da Bolívar.
Sua relação com a cidade que adotou e a vocação cinematográfica de ambos.
* Projeto vencedor do Concurso de Curtas-metragens do MinC 2003